domingo, 23 de dezembro de 2012

O Soldado Desconhecido (2)

Nesta incursão pela memória histórica aproveito para completar o post anterior, agora com o testemunho dos próprios. Na edição de 2 de Fevereiro de 1943 o Diário de Notícias conseguiu arranjar espaço na 2ª página para uma notícia sobre esta operação de salvamento com 8 linhas, na final da 2ª coluna e numa página a 7 colunas, o que é notável. Nos dias de hoje o Diário de Notícias (e é dos melhores) encheria um caderno inteiro com um dia de férias de uma "estrela" de plástico que ande aí pelas telenovelas e pelas camas com jogadores de futebol.
118 Americanos
Salvos por Navio de
Guerra Português
LISBOA, Fev. 1—Foi anunciado
hoje que o destroyer português "Lima"
tinha salvo 118 americanos, cujo
navio fora metido no fundo ao
largo dos Açores no dia 27 de Janeiro.
O "Lima" desembarcou os
marítimos americanos no porto açoreano
de Ponta Delgada.

Entretanto tenho para completar este tema 2 testemunhos.

- Tradução do telegrama enviado em 3 de Fevereiro de 1943 ao Exmo. Sr. Consul Americano em Ponta Delgada pelo Ministro dos Estados Unidos da América em Lisboa, Sr. Robert Fish (US Minister to Portugal in Lisbon):
“Em cumprimento das instruções do meu governo desejo expressar a V.Ex., e por intermédio de V.Ex. ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho e membros do Governo Português, o profundo reconhecimento do Governo dos Estados Unidos pelo acto de heroísmo praticado pela tripulação do “destroyer” português “Lima”, salvando um grande número de sobreviventes de navios americanos afundados há alguns dias na região dos Açores.
Este acto, praticado com tanta bravura, dadas as condições bastante difíceis devido ao temporal, impressionará muito o povo americano logo que dele tomar conhecimento, e tenho a certeza que será considerado por toda a parte como um brilhante exemplo da grande tradição portuguesa, em que o génio de bom marinheiro se junta à concepção de socorrer o sofrimento e a dôr.
Muito apreciaria que o Governo Português fizesse com que aos oficiais e praças que participaram neste feito brilhante fossem reiterados os sentimentos de gratidão e admiração que o seu acto despertou no meu Governo, sentimentos que eu próprio e o pessoal desta delegação sentimos no mais elevado grau.”

Tradução de parte de um ofício que em 3 de Fevereiro de 1943 foi enviado ao Comando deste navio pelo Consul dos Estados Unidos em Ponta Delgada:
“...também desejo aproveitar esta oportunidade para outra vez lhe exprimir a profunda gratidão de todos os 118 oficiais e marinheiros dos navios “City of Flint” e “Julia Ward Howe” tão heroicamente salvos do mar depois dos seus navios terem sido afundados.
Para expressar a sua sincera gratidão transcrevo uma carta que aqueles homens escreveram e me entregaram para enviar ao Governo dos Estados Unidos:
- Nós, os abaixo assinados oficiais e tripulantes dos infortunados navios “City of Flint” e “Julia Ward Howe”, respeitosamente pedimos que o Governo dos Estados Unidos, em nosso nome, agradeça oficialmente ao Comandante, Oficiais e Guarnição do Contra-Torpedeiro “Lima”. Sabemos que eles se colocaram acima e além do cumprimento do dever procurando, salvando e acarinhando os náufragos daqueles navios. Sepultaram um dos nossos mortos com todas as honras e trataram os sobreviventes com o melhor que possuíam em comidas, vestuário e outras comodidades. Nós respeitosamente pedimos que estes bravos e galhardos marinheiros sejam oficialmente agradecidos e recomendados pela sua devoção ao código do mar, por terem prestado um inestimável serviço aos seus semelhantes, à Marinha Mercante e ao Governo dos Estados Unidos.”


Sem comentários: