sábado, 22 de dezembro de 2012

22 Dezembro 2012



Eis-nos chegados ao Natal de 2012, vésperas do final de mais um ano. Entraremos em 2013 dentro de 10 dias, mau grado a convicção com que uns milhões de humanos garantiram que tal não iria acontecer. O 21 de Dezembro seria a data final !
De quê foi o que faltou explicar.
Anunciou-se o “fim do mundo” sem qualquer explicação adicional. E convinha que essa explicação tivesse sido dada, porque o “fim do mundo” pode ser muita coisa. Seria o “fim do mundo” na Terra-Planeta ? Seria o fim do Universo ? Seria o fim da vida tal como a conhecemos ? e se fosse a vida, qual ? dos humanos ? toda a que existe, humana e não humana?
É claro que faltando esta explicação, faltou também a outra que se impunha a seguir, então e o que fica depois ? Muito bem, acaba o mundo, então e depois ? ou acaba o Universo, então e depois ? ou a vida, então e depois ?
Bom, de acordo com a minha lógica (estará ou não correta, simplória eu sei que é !) seja o “mundo”, seja o “universo”, acabando terão de ir para qualquer sítio ? ou não ?
E mesmo a própria vida acabando toda, o material que resta há-de ficar algures, onde ?
Bom, em 2 ou 3 minutos alinhei já aqui uma tão grande quantidade de perguntas que a minha neta mais nova, perguntadora por excelência, ficaria invejosa deste avô. É que de facto estes fenómenos de propagação mitológica, misturas de religiosidade, ciência, fé e estupidez, deixam sempre muitas questões por responder, sendo certo que tanto os arautos destes mitos como os respetivos crentes, não se mostram muito interessados em que a coisa seja muito debatida, e portanto explicada. Como diria o outro, “está caladinho ou levas no focinho”. Nada de perguntas !
Não vi muitas notícias sobre o tema nem sobre o resultado no dia 22 (hoje), mas estas manobras informativas habitualmente saldam-se por algumas centenas (milhares ?) de mortos, que desiludidos ou enganados resolvem pôr termo à vida, sabe-se lá se para justificar por conta própria, o “fim de mundo” pessoal. A verdade é que, com um seguro de vida bem feito, os que ficam podem gozar bem mais à vontade o mundo que afinal pregou a partida de... não acabar.
Este mundo é um reinadio. Gosta de enganar o pessoal !
Mas atenção, sou eu que o digo, nada de fiar. O gajo é malandreco e algum dia pode mesmo ficar mal disposto e pregar uma partida, mesmo aos que não acreditam. E aí, tarde piaste...
 JPS

Sem comentários: