quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PODER LOCAL


Portugal ?   Portugueses ?

Pelas piores circunstâncias assaltam-nos dúvidas sobre os temas a abordar e quer eu queira, quer não, o assunto que me surge sempre,  sobrepondo-se a tudo o resto é “então e os portugueses, Senhor, porque lhes dás tanta dor ? Porque padecem assim ?”.  Será que merecem sofrer tanto, será que merecem ser vilipendiados, roubados, enganados ?

Vivemos em definitivo a época da mentira. Entramos todos no jogo dos enganos, cujo objetivo é mentir cada vez mais, cada vez maior, cada vez mais rápido.

Os dirigentes políticos nacionais porque são políticos do topo. A sua missão, claramente assumida, é mentir.

Os políticos dirigentes partidários porque são os gestores de favores, benesses, “tachos” para os correligionários e suas famílias e a sua missão será tão mais conseguida quanto maiores e mais desconchavadas forem as aldrabices.

Os políticos dirigentes locais porque do alto da sua fragilidade política têm de manter a aparência de um poder que não têm e disso convencer os eleitores de proximidade que, muitos deles, têm de aturar pelas ruas da vila, aldeia ou lugarejo todos aqueles fregueses que são tão queridos no dia das eleições, como são detestáveis nos restantes.

Felizmente em termos de “poder local”, o mais próximo que é o da Freguesia, vai tendo muitas exceções, naquilo que a geografia política resolveu definir como “a província”...

Pois é, na “Província” encontramos grandes dirigentes políticos, daqueles que não constam em nenhum periódico escrito, falado ou de imagem.

Estão confinados à sua Freguesia que muitas vezes é o lugarejo onde fazem das tripas coração para acudir às constantes carências das comodidades mais comezinhas, que os poderes centrais negam sistematicamente às populações que não contam como voto.

Seja a Escola, seja o apoio médico, seja tão simplesmente a nossa tão pobre e triste televisão, que mesmo assim, em muitos casos, é o único contacto que mantém com um mundo que só lhes aparece através daquela janela.

E agora até essa ficou com os vidros partidos ! A TDT foi o último truque sujo de favorecimento de quem já tem o poder alargado por um quase monopólio.

Mais uma vez muitos que não têm, irão pagar para os que têm tudo.

A TDT foi a TSU da televisão. E agora quem, estudante da matéria, concluiu e decidiu fazer a denúncia pública da falcatrua arrisca a ida a tribunal.

É a velha prática de matar o mensageiro, quando a mensagem não interessa.
EU

Sem comentários: